sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Caruaru 360 graus




http://www.caruaru360graus.com.br/v5/blogs/5/7566/declaracoes+de+artistas+para+comemorar+o+dia+das+artes.html


12 de agosto de 2011
Declarações de artistas para comemorar o Dia das Artes
 
Desde pequenos somos incentivados a praticá-las, sejam as pinturas no jardim da infância, as danças juninas ou mesmo o teatrinho da mentira para escapar de umas palmadas. Crescemos ouvindo música, vendo esculturas em praças, freqüentando cinemas e sob o teto da arquitetura. Como nesse dia 12 de agosto é celebrado o Dia das Artes, preparamos uma homenagem a essa manifestação tão presente nas nossas vidas.
Conversamos com alguns artistas daqui de Caruaru e região sobre a importância da arte na vida deles e para o mundo. Cada um falou a respeito do gênero que atua e fato curioso é que alguns deles são reconhecidos até nacionalmente como Prazeres Barbosa, Severino Vitalino, Ed Bernando. Confira os depoimentos:

Música

"Desde o começo o homem já imitava o sopro do vento, os ruídos das águas e o canto dos pássaros com o bater dos pés e das mãos. Isso quer dizer: o ser humano sente a música! É o que acontece comigo. A música é uma arte a ser sentida, a ser venerada, a ser assimilada. Pra mim a música é uma válvula de escape para problemas e uma forma de obter soluções, de interagir com o meu eu. Quando sinto que todos em volta sentem o mesmo com o meu som, fico em êxtase." (Kelson Magnum aka DJ Magno)

 Dança

"A dança pra mim representa o meu andar e o meu falar. Depois disso vem o meu corpo que responde ao que eu sinto e o que eu vivo na dança. Amo dançar! É o que me movimenta hoje e o meu ganha pão e você sabe que em Caruaru não é fácil viver de arte e imagine da dança?! A arte de dançar pra mim, ou ser um bailarino é muito difícil mesmo, mas essa arte é uma das artes mais lindas do mundo. Dizem que a primeira arte foi a musica, mas acho que não. Pelos meus estudos foi a dança. Na verdade assim que nascemos já dançamos com os movimentos do nosso corpo. Eu amo a arte e a dança é a arte do corpo. Viva o corpo da minha dança. Beijos e viva a dança!" (Marcos Mercury, dança contemporânea)

Teatro

"Ser atriz é viver a disposição do outro. É entregar-se ao sabor do experimento. É se sentir disponível para aprender a prosseguir, a modificar, a reinventar..., e assim sentir o prazer da reconstrução de um novo mundo em sua volta. Talvez não saiba definir, em palavras, o que é ser atriz, mas asseguro-lhes que os melhores momentos da minha vida foram deliciosamente compartilhados com a platéia. O sabor de ser "outro" é indescritível! "(Prazeres Barbosa, atriz global)
"O teatro pra mim é o fim que não chega nunca. Todos os dias tenho que nascer e morrer novamente, andar por caminhos já percorridos e acreditar que aquelas são pegadas de outra pessoa; fingir pra se contar um história e pra fazer dela um verdade. Também devo fingir que acredito. Muito dizem que "a arte imita a vida", eu acredito que arte nos ensina a viver, viver e acreditar que tudo é um começo e que o fim nunca chegará ."(Lucas Neves, diretor e ator)

Pintura/ Desenho

"A pintura é dedicação. Tem muito artista que diz "quando eu não estou inspirado, eu não pinto" e comigo não tem isso não. (...) Uma das coisas mais difíceis em ser um artista plástico é a identidade cultural." (Ed Bernardo, artista plástico)



"Tudo o que você pode transmitir para o público em forma de beleza, harmonia e emoção é considerado arte. Apesar de não sermos muito valorizados, a arte para mim representa uma forma de expressão, uma forma de você extravasar. É muito legal quando você faz algo que as pessoas elogiam, quando te dão apoio naquilo que você faz. Seu astral muda!" (Henrique Magno, desenhista e pintor)

Esculturas

"A arte da Escultura para mim é uma grande coisa porque aprendi através do Mestre Vitalino que retratou tudo o que se vive no dia-a-dia. É representativa, mostra o que nós vivemos. Ela mostra a realidade para as novas gerações verem o que é o nosso povo, o nosso convívio, o nosso mundo." (Severino Vitalino, artesão)


Arquitetura

"A arquitetura, para mim, é a arte de criar espaços. Isso de uma forma bem mais abrangente do que o próprio nome diz, por que á a arte de criar espaços tanto para a convivência interna quanto para a convivência como um todo. Ou seja, a arte residencial e a arte urbana. Eu acredito que a arquitetura é a uma forma de se criar da melhor maneira um espaço para a convivência das pessoas. Sempre levando em consideração a questão funcional, pois quando você passa por uma casa bonita e ela transmite uma mensagem, isso lhe causa felicidade ao olhar. Vale lembrar que a arquitetura não está ligada apenas a parte interna dos ambientes, mas, também, a parte externa e ao conjunto urbano. Além disso, a arquitetura também é responsável por planejar as formas das construções viárias das cidades. Sendo assim, vejo a arquitetura como uma arte bem abrangente, que é ligada à forma e a função." (Ângelo Porto, arquiteto e sócio-diretor da CP Construção)


Fotos: Divulgação
Agradecimentos: Aos artistas e à assessora Sandra Silva,  que contribuíram nesse trabalho.

Um comentário:

  1. Artista de primeira grandeza que tive o prazer de conhecer na 19a.Fenearte em Recife-PE. Obras puras e únicas, com muita sensibilidade e originalidade, mas, com preços de artesanato.
    Parabéns, Ed Bernardo e muito sucesso! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir